
Endereço: Rua Áurea Batista dos Santos, 703 Vila Morse CEP: 05623-000 São Paulo
Horário de atendimento ao público: 7h30 as 17h30 de 2ª a 6ª feira
Telefones: (11) 3742 7625 / 3742 5708
E-mail: vilamorse@csasp.g12.br
Coordenador Administrativo: Danilo Fernandes de Brito
Coordenadora Pedagógica: Rosemeire Rodrigues
Coordenadora de Educação Infantil: Jandira da Silva Santos
Coordenador de Voluntários e Parceiros: Gilson Amorim de Matos
Modalidades de atendimento:
“Conveniado com a Secretaria Municipal de Educação”
O CEI Dom José Gaspar, de acordo com o artigo 29 da LDB, tem por finalidade promover a educação Infantil, primeira etapa da educação básica, objetivando o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Trabalhamos o cuidar e educar proporcionando diferentes vivências e experiências de aprendizagem através da metodologia de projetos, que nos permite viver uma proposta de trabalho alicerçada no real, aberta a múltiplas relações, interações e linguagens, onde a criança se aproxima gradativamente dos procedimentos de estudo e de pesquisa e se apropria de sua aprendizagem, não apenas no que diz respeito à seleção de informações, mas também na busca de soluções adequadas para cada experiência vivida.
A criança é considerada como o centro do planejamento curricular, entendida como sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Proporcionamos um ambiente rico em experiências de aprendizagem, em que a cooperação, a indagação e a emoção sejam férteis. Um espaço no qual a qualidade das relações humanas e o exercício da escolha e da decisão favoreçam a construção gradativa de um sistema de valores humanos.
Horário de atendimento das crianças:
7h30 as 17h30 de 2ª a 6ª feira
Capacidade de atendimento conforme convênio :
158 crianças
Faixa etária:
0 a 3 anos e 11 meses
Relacionamentos com famílias:
aguarde...
aguardem...

No dia 13 de fevereiro o Arquiabade Dom Cirilo, OSB durante visita ao Brasil na Abadia São Geraldo, visitou as três unidades das Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo de São Paulo.
Veja as fotos

E hoje em meio a tantos alimentos industrializados porque não ensinar os pais o caminho para nutrir seus filhos com alimentos simples, acessíveis, saudáveis e essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança?
Pensando nisso os pais tiveram nesta manhã uma pequena palestra com a nossa nutricionista Tatiane e as estagiarias do curso de nutrição tendo oportunidade de adquirir conhecimentos sobre alimentação que pode ser aplicado no seu dia a dia, encerrando com uma deliciosa receita de Cup Cake de Beterraba.

Por meio do Projeto Institucional “A arte de registrar ideias com olhos de crianças”, que tem como objetivo principal a evolução do desenho infantil, observamos o grande interesse e o encantamento das crianças pelas sombras.

Hoje recebemos a visita da voluntária Cristina Rosetto que compartilhou com as nossas crianças uma deliciosa contação de histórias para iniciarmos as nossas atividades da semana.
Muito obrigado a querida Cristina pela grande contribuição no dia de hoje.
Veja as fotos

A equipe da Unidade de Vila Morse promoveu no dia 29 de março uma grande festa para comemorar a “Páscoa”...
Rinoceronte? Hipopótamo? Teve gato também?
Isso mesmo, os Coelhos, símbolo tradicional da Páscoa, num belíssimo gesto de amizade, convidou e incluiu a bicharada toda para participar da festa e com atividades variadas e iniciativas muito diferenciadoras como a oficina de cartões de Páscoa com as famílias, as crianças passaram dias significativos e muito divertidos com a participação de todos.
Das mais variadas formas e em diferentes dias, fomos realizando as atividades de Páscoa, juntamente com as crianças e seus pais, que muito gentilmente escreveram cartinhas de agradecimento a aqueles que num gesto de amor ao próximo, doaram os ovos de Páscoa para os seus filhos.
Foram dias de muita reflexão, diversão e alegria, que proporcionaram a nós educadores, as crianças e às suas famílias, o despertar de uma consciência elevada de paz interior, pois a Páscoa pode trazer ensinamentos muito diferentes do que aqueles a que estamos acostumados a exercitar no dia a dia:
1 – Nunca desistir diante dos obstáculos: Quando buscamos por novos rumos, precisamos buscar renovar nossos corações, e isso pressupõe vencer os obstáculos, sejam eles físicos ou emocionais.
2 – O verdadeiro amor necessita de diálogo: Não existe amor e respeito entre duas partes quando elas não se escutam.
3 – O renascimento é cíclico: A compreensão do tempo como um ciclo permite entender que o renascimento não deve ocorrer apenas depois de uma prova de iniciação, mas a cada período que se fecha em nossas vidas.
E para finalizar, os coelhinhos da festa e seus amigos da floresta fizeram a alegria da criançada com brincadeiras e distribuição de ovos de chocolate e brinquedos. É sempre muito gratificante promover sorrisos em meio a tantas dificuldades que algumas crianças e familiares passam, afinal é impossível ser feliz sozinho.
Agradecimentos...
A Unidade de Vila Morse agradece a Geração Solidária, é assim que nos referimos as crianças, adolescentes e jovens do colégio Santo Américo, que juntamente com seus familiares e representantes da APM, doaram os brinquedos para os bebês e Ovos de chocolate para as crianças, acompanhados de belíssimos cartões com mensagens de Feliz Páscoa, para as crianças das Obras Sociais. Com a dedicação e a participação de todos, foi possível realizar uma doce e alegre Festa de Páscoa.
A todos que de uma forma sempre especial enchem os nossos dias de carinhos, aprendizagens e muita, muita alegria e que nos ajudaram a fazer desta importante comemoração, uma data cheia de significados valorosos e que adoçaram nossos pequenos enviando carinhosamente os cartões e os ovos de chocolate, o nosso muitíssimo obrigada e Feliz Páscoa!!!
Fica um até breve!

Reunião com a Comissão de Colaboradores e Reunião com os pais na construção do Projeto Político Pedagógico do CEI DOM JOSÉ GASPAR (Núcleo de Vila Morse). O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola.
Veja as fotos


Não basta o educador ou o familiar ressaltar estas qualidades, é também importante ouvir este reconhecimento dos próprios colegas, o que faz com que a criança se sinta aceita e querida pelos colegas, sem contar que os mesmos aprendem e sentem o efeito causado por um elogio sincero e isso ainda eleva a autoestima...
Veja mais...

O Educador deve buscar constantemente por novos conhecimentos que contemplem a sua profissão, bem como suas características pessoais. No entanto, a Instituição Educacional também tem um papel importante nesse processo de formação continuada, já que o desenvolvimento da profissão está amplamente relacionado ao ambiente no qual o educador exerce sua atividade...
Veja mais...

No sábado dia 05 de agosto, realizamos a nossa Mostra Cultural do 1º semestre de 2017 na Unidade de Vila Morse, o dia estava maravilhoso e as famílias participaram em grande número. Os educadores, equipe de apoio e coordenação montaram a exposição com os trabalhos realizados pelas crianças e adolescentes com muita criatividade e capricho, o que deixou os visitantes e familiares encantados, segundo o próprio depoimento dos participantes...
Veja mais...

Este ano, além do ritual da Primavera, onde os pais coroam seus filhos com uma belíssima coroa de flores e a revoada de balões com certinhas carregadas de sementes de Ipê roxo, que foram levadas e espalhadas pelos ventos, tivemos também a belíssima apresentação da peça de teatro A Primavera da Lagarta, preparada pelas educadoras e ainda um verdadeiro show de cultura musical da Banda Alana, formada por crianças e jovens que muito gentilmente aceitaram o convite para abrilhantar e tornar nossa festa ainda mais significativa...
Veja mais...
Atividades em parceria:
- GRASSA – Pastoral do CSA.
- APM.
- Liga pela Paz
Na unidade Vila Morse são trabalhados os livros 1, 2 e 5 da Metodologia Liga Pela Paz. Alfabetização emocional faz parte do primeiro momento da implantação. Reflexões sobre a temática da diversidade e a apresentação dos fundamentos da CNV (Comunicação Não Violenta) estão presentes no livro 2. Já no livro 5, temos o aprofundamento do conceito de emoções, de forma a estimular o amadurecimento da consciência emocional.
- Atendimento Médico Antroposófico
- Laboratório de Estudo
- Atendimento Odontológico
- Atendimento Fonoaudiológico