Formação Cidadã

1º Encontro de Formação Cidadã dos Colaboradores das Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo

No dia 1º de março, em plena Quarta-feira de Cinzas, aproximadamente 300 colaboradores das Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo reuniram-se para dar início a um ciclo de encontros de Formação Cidadã.

Debater sobre a função social de uma entidade filantrópica de assistência social e educacional, bem como o papel de cada colaborador como agente educacional e social, é o objetivo dessa iniciativa.

Nesse primeiro encontro, contamos com a participação do Prof. Dr. Luís Rodolfo de Souza Dantas, que abordou os direitos fundamentais com base na Constituição Federal Brasileira de 1988.

Entender sobre direitos e deveres e a importância de ler a Lei Máxima Brasileira foi o foco desse debate. Se estamos cuidando dos direitos de nossas crianças e adolescentes, é preciso ler a fonte em que esses direitos estão preservados. Além da Constituição, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei da Filantropia e a Certificação de Entidades Beneficentes e a missão do Mosteiro São Geraldo e das Obras Sociais foram itens importantes desse encontro.

Na sequência, o Prof. Osmar Cavalcante promoveu uma forte reflexão sobre o papel do educador social, pontuando que todos que atuam em entidades filantrópicas são educadores sociais, desde o porteiro, equipe de apoio, passando pelo educador social, coordenador e diretor.

O conceito da empatia foi abordado com ênfase, já que todos precisamos nos colocar no lugar de nossos atendidos e partir da realidade de cada um deles para conseguir ser facilitadores de um processo de crescimento e transformação de nossas crianças e adolescentes.

Nesse processo, crescemos todos. O maior ganho no trabalho da entidade filantrópica é a troca de experiência e a transformação de mão dupla, daquele que presta o serviço e daquele que recebe o serviço.

Na entidade sem fins lucrativos, um dos indicadores de resultados mais forte é medido pelo nível de transformação social alcançado.

A missão das Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo é criar condições e oportunidades para que essas transformações ocorram de forma a fazer diferença na sociedade civil paulistana.