De A a Z: PANC Você Vai Conhecer!

O tema alimentação é um assunto de grande relevância quando falamos em bebês e crianças tão pequenas que começam a formar os seus hábitos alimentares. Quanto mais cedo elas conhecerem e experimentarem essa variedade sensorial relacionada à alimentação, maior será a chance de que novos alimentos sejam incorporados em suas refeições.

Conhecer uma diversidade de alimentos e ainda consumi-los, sabemos que é tudo de bom, agora queremos mostrar para as crianças que alimentar-se bem, além de ser delicioso, também pode ser muito divertido e curioso, principalmente quando falamos de PANC. Esta diversidade de cores, texturas, cheiros e sabores das PANC será o tema do nosso mais novo Projeto De A a Z: PANC Você Vai Conhecer!

PANC? Mas o que é PANC? Você já ouviu falar em alimentos PANC?

Ao longo dos próximos meses as crianças participarão de inúmeras experiências relacionadas a esta variedade sensorial e ainda aprenderão através da construção de diferentes tipos de hortas, que a natureza e a agroecologia podem proporcionar abundância de alimentos. Para saber mais, convidamos você para acompanhar periodicamente as nossas deliciosas descobertas alimentares.


Levantamento de conhecimento prévio: de onde vêm os alimentos vegetais?

Começamos então o nosso projeto institucional do ano 2020, "Saberes e Sabores: De A a Z, PANC, Você Vai Conhecer", e não poderíamos deixar de fazer o levantamento de hipóteses, ou seja, investigar o que as crianças já sabem a respeito deste assunto. Então, começamos com a seguinte pergunta: - Crianças de onde você acham que vem os alimentos vegetais como as frutas, verduras, tubérculos, raízes que comemos? E as crianças do MG II B do CEI Dom José Gaspar responderam de acordo com o que conhecem:

-A comida vem do supermercado mambo!
-A comida vem do sacolão!
-A comida vem da feira!
-A comida vem da padaria!
-A comida vem das arvores!
-A comida vem da fazenda!


Todas as respostas foram anotadas em um cartaz, tendo como escriba do grupo, eu a professora Karina, dando a oportunidade de o grupo começar a entender que a escrita também é um meio de se expressar e comunicar algo para alguém.


Minhas preferências alimentares

Depois de responderem a pergunta “de onde vêm os alimentos vegetais que comemos” as crianças do MG II B desenharam o que mais gostavam de comer e compartilharam suas preferencias com os colegas em uma roda de conversa. Ao mesmo tempo em que socializavam o nome de alguns vegetais ainda desconhecidos por outros, íamos conhecendo o repertório alimentar de cada uma. Feita a listagem dos alimentos preferidos, deixamos a disposição delas algumas imagens desses alimentos citados na conversa, em seguida brincamos de cozinhar e preparamos belíssimos e coloridos pratos para a nossa refeição de faz de conta. As crianças ficaram animadas ao escolheram imagens de seus alimentos preferidos para colar nos pratos descartáveis e reutilizados que serviram para finalizar a proposta.


Para que serve essa semente?

Para que a pergunta norteadora destas aprendizagens fosse respondida e as crianças do MG II B pudessem em fim descobrir de onde vêm os alimentos vegetais, levamos para o grupo algumas frutas (abacate, manga, tomate e romã) onde as mesmas foram abertas diante do grupo e as sementes foram retiradas e plantadas em um vaso reciclado e furado na presença dos mesmos, para que eles pudessem entender que a água precisar entrar e sair do vaso, para não prejudicar o processo de crescimento da planta, em seguida também foi colocado a terra, onde as sementes das frutas foram plantadas e regadas pelas crianças.


Experiência estética sobre a germinação: como nascem as plantas?

A valorização da expressão artística e estética também teve seu espaço de contemplação e de experiências significativas paras crianças, que primeiramente, aprendem com o corpo inteiro. Pensando nisso, oferecemos para as crianças do MG II B possibilidades de interação com o assunto germinação por meio de diferentes recursos materiais disponíveis, possibilitando a elas, vivenciarem novas experiências corporais. De maneira lúdica e estética, utilizamos vídeos que mostravam o processo de germinação de algumas sementes e as crianças puderam observar e interagir entre elas enquanto acompanhavam de perto como as sementes que foram plantas por elas iriam germinar. Os efeitos e movimentos propiciados pela tecnologia seduziram as crianças que foram convidadas a viver essa experiência com todo o corpo. Foi uma experiência mágica!

Partiremos para as próximas etapas do nosso projeto institucional, pois até aqui a criançada vivenciou diferentes formas e possibilidades de aprender os conteúdos, tornando cada momento e todas as experiências vividas, fonte de grandes descobertas e lembranças positivas.

Assista ao video